
Imagine você produzindo a própria energia para o seu consumo residencial e para o seu carro, em sua própria casa!
Isso já é possível e de maneira sustentável.
Os mercados de carros elétricos e de geração de energia fotovoltaica crescerão exponencialmente nos próximos anos. E hoje, já é uma realidade viável? A resposta é sim, apesar da pouca disponibilidade de carros elétricos no mercado nacional. Vejamos um exemplo de investimento em geração fotovoltaica própria, associado com o uso de carro movido a energia elétrica.
– Consumo médio mensal de uma residencia de classe média: 375Kwh
– Quilometragem média mensal de veículos de passeio em capitais: 1000km
Considerando esses dados, vamos tomar alguns dados para estimar o investimento.
Um carro elétrico tem um rendimento típico de 11 km/ unidade de Kwh. Portanto, para 1000 km rodados, teríamos um consumo médio de 91Kwh/mês. Vamos considerar 100kwh/mês.
Então, para suprir o consumo médio da residencia e do veiculo familiar, teríamos um consumo mensal de 475Kwh.
O custo do sistema fotovoltaico para suprir essa necessidade energética é bastante acessível e possui uma rápida taxa de retorno do investimento.
Para o valor da energia vendida pela Enel Ceará,por exemplo, teríamos uma economia mensal de R$ 347 reais.
Economia com o combustível fóssil que não será mais utilizado.
– Considerando um carro econômico, no transito da cidade ele teria um rendimento médio de 10 Km/ litro .
Para rodar a média de 1000km/mês, consumiria 100 litros de combustível. Levando-se em consideração o valor da gasolina em R$ 4,4/litro, teríamos um total de R$ 440,00 / mês.
Tomando o o valor do kwh local, um carro elétrico rodaria os 1000km ao custo de R$ 66,43, enquanto o carro à gasolina custaria ao seu bolso aproximadamente R$ 440,00. Quase 7 vezes mais!!
Agora as notícias ruins….
O único carro elétrico vendido no mercado nacional, o BMW i3, custa algo entre R$ 130.000,00 e R$ 170.000,00. A tendencia é que outras montadoras tragam carros elétricos para o Brasil, entre elas a JAC Motors que tem o modelo IEV5, que custará ao bolso do brasileiro algo entre R$ 60.000,00 e R$ 80.000,00.
Mas se você é apressado é quer fazer uso dessa tecnologia, pode apelar para a importação. A China tem veículos elétricos novos que variam de U$ 2500,00 a U$ 5000,00. Para realizar essa operação de importação, você teria que ficar atento aos impostos e taxas e ter bastante paciência com a burocracia envolvida. Resumo das taxas e impostos envolvidos na importação de veículos:
Honorários do despachante – R$ 1.000,00
Taxas portuárias – R$ 3.000,00
Imposto de Importação – 0% (carros elétricos são isentos de Importação)
IPI – Imposto sobre produtos industrializados – 25% ( será reduzido à partir de Novembro/18,com percentuais variando entre 7% a 18%, dependendo do peso e da eficiência energética).
ICMS – 18%
Pis, Cofins e outros – 12%
Pagamento do frete marítimo – R$ 6.000,00
Dados sobre emissão de CO2:
– Em cada 100 Litros de gasolina consumidos, é lançado na atmosfera 216,14 Kg de CO2.
– Cada Kwh consumidos a menos na rede elétrica do Brasil, significa menos 1,144 Kg de CO2 lançados na atmosfera.